EDUCAÇÃO
Governo cria polos em comunidades do Baixo Rio Branco para implantar modalidades de Ensino Médio e
Repórter: Dina Vieira | Edição: | Foto: Mário Júnior

O segmento de educação também ganhou destaque na Caravana do Povo, realizada no Baixo Rio Branco, do dia 29 de maio até esta primeira semana de junho. No decorrer da ação, foram realizadas 107 novas matrículas de ribeirinhos, que vão dar continuidade aos estudos nas modalidades de Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

 

As matrículas foram efetuadas por equipes do DEB (Departamento de Educação Básica) e do DGI (Departamento de Gestão de Interior), da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto). Na modalidade EJA, foram matriculados 81 alunos. No Ensino Médio, esse número foi de 26 estudantes.

 

O assessor pedagógico do DEB, Edson Maciel, informou que os polos serão implantados nas comunidades de Caicubi, Cachoeirinha e Terra Preta. Segundo ele, a certificação dos alunos será feitapela Escola Estadual José Bonifácio, que fica na comunidade de Santa Maria de Boiaçu e atualmente tem 100 alunos matriculados.

 

Conforme Edson Maciel, os polos de Caiacubi e Cachoeirinha atenderão somente alunos da própria localidade. Já o polo de Terra Preta atenderá também estudantes da comunidade de Lago Grande.

 

A iniciativa agradou aos ribeirinhos. Morador da comunidade Terra Preta, o pescador Ildo Sousa, que estava há nove anos sem estudar, por não haver oferecimento do Ensino Médio na escola da comunidade, realizou imediatamente sua matrícula.

 

“Não concluí o Ensino Médio, porque na minha comunidade ainda não existe essa modalidade de ensino. Não fui para a cidade, porque não tenho condições para custear meus estudos. Como apareceu essa oportunidade, agora vou concluir. A governadora Suely Campos está de parabéns pela iniciativa”, agradeceu.

 

A previsão de início das aulas é no segundo semestre deste ano e os professores que vão trabalhar nos polos de ensino serão contratados por meio de processo seletivo, com data ainda não definida para realização.

 

De acordo com o assessor pedagógico do DEB, o Governo assinou um termo de colaboração técnica com as prefeituras de Caracaraí e de Rorainópolis para utilização das sedes das unidades municipais de ensino pelo Estado.

APARATO TÉCNICO – Outra ação realizada na localidade, durante a Caravana do Povo, foi a entrega de dez computadores para a Escola Estadual José Bonifácio. Os novos equipamentos substituem os antigos, que não eram trocados há mais de dez anos, e foram instalados por técnicos da Univirr (Fundação Universidade Virtual de Roraima).

 

O diretor da escola, Aldemir Moraes, ficou feliz com o recebimento dos computadores e disse que eles serão utilizados pelos estudantes para fazer trabalhos acadêmicos e pesquisas na internet.

 

“Os computadores são modernos e vão ajudar muito na melhoria da educação dos alunos. Essa era uma necessidade que foi atendida pela governadora Suely Campos, que está de parabéns pelo trabalho que tem feito pela educação do Estado”, ressaltou.

 

Aldemir também destacou a revitalização que está sendo feita na escola, que apresentava péssimas condições na estrutura. Por enquanto, os trabalhos continuam e devem ser concluídos neste mês de junho.

 

“As paredes da escola já foram pintadas e parte das instalações elétricas já foi substituída. Agora, estamos trabalhando para mexer na parte hidráulica e para pôr as centrais de ar, para proporcionar um ambiente mais agradável aos alunos”, disse.

 

 

Secretaria de Comunicação

Governo do Estado de Roraima