spacer
   BOA VISTA - RORAIMA - BRASIL  
 
 
                                                                               Domingo, 20 de Abril de 2014    
PRONATEC: Inscrições abertas para a segunda etapa dos cursos profissionalizantes PDF Imprimir E-mail

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está com inscrições abertas para a segunda etapa dos cursos profissionalizantes. Serão ofertadas 1.320 vagas para 17 cursos em quatro Eixos Tecnológicos: Gestão, Turismo/Hospitalidade, Informática e Saúde. Serão formadas 37 turmas.

Dentro do Eixo Gestão, os cursos a serem ofertados são Auxiliar de Tesouraria, Auxiliar Administrativo, Auxilia de Crédito e Cobrança. No Eixo Turismo/Hospitalidade, serão os cursos Agente de Informações Turísticas e Recepcionista em meios de hospedagem.


Já no Eixo Informática, os cursos são: Operador de computadores, Web Designer, Montagem e Manutenção de Computadores, Programador Web e Instalador e Reparador de Redes de Computadores. E No Eixo Saúde, serão ofertados os cursos de Cuidador de idoso, Cuidador infantil, Balconista de Farmácia, Recepcionista em Serviços de Saúde, Agente de combate a endemias e Técnico de Enfermagem.


Todos os cursos ofertados possuem duração de 160 horas, com exceção do curso Técnico de Enfermagem, que possui carga horária total de 1.500 horas. Os alunos participantes receberão material didático e uma assistência ao estudante (para transporte e alimentação).


Os estudantes também serão cadastrados no Sistema Nacional de Informação da Educação Profissional e Tecnologia (Sistec), da Secretaria de Educação Tecnológica do MEC. Ao final do curso, receberão certificados com registro do MEC (Ministério da Educação) e dos parceiros executores do Programa.


MUNICÍPIOS
Os cursos serão ofertados em dez municípios: Mucajaí (Escola Venceslau Catossi e Padre José Monticone), São João da Baliza (Escola Henrique Dias), Cantá (Aureliano da Costa) Pacaraima (Cícero Vieira Neto e Escola Índio Manuel Barbosa), Amajari (Ovídio Dias), Alto Alegre (Sadoc Pereira), Iracema (Dom Pedro II), Rorainópolis (José de Alencar), Caracaraí (Presidente Castelo), Bonfim (Argentina Castelo Branco e São Francisco) e Boa Vista.


Na Capital, as escolas que ofertarão os cursos são: América Sarmento, Senador Hélio Campos, Maria dos Prazeres Mota, Major Alcides, Ayrton Senna, Hildebrando Ferro Bitencourt, Luiz Ribeiro de Lima, Maria das Dores Brasil, Jesus Nazareno, Carlos Drumond de Andrade e Vanda da Silva Pinto.



INSCRIÇÕES
Os alunos interessados em participar do Pronatec devem procurar o coordenador do Programa nas escolas para efetuar a inscrição gratuitamente, ou ainda, se dirigir à Coordenação do Programa, que fica localizada na Divisão de Ensino Médio e Profissional (DIEMP) na sede da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (SECD), na Avenida Capitão Ene Garcez, n° 1.696, bairro São Francisco.


“A novidade do programa é que os cursos técnicos terão registro nos conselhos profissionais das referidas áreas. Convocamos os estudantes para procurarem a gestão das escolas ou a coordenação e se informarem sobre o Pronatec, pois são cursos de capacitação e qualificação para o mercado de trabalho”, destacou Idaiony Teixeira, coordenadora do Pronatec em Roraima.


PRONATEC
O Pronatec é um Programa Federal, realizado em todo o País, por meio do Ministério da Educação (MEC). Em Roraima, é promovido pela (SECD) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).


O programa tem como objetivo potencializar a oferta de Educação Profissional nas redes de educação técnica instaladas no país e busca também fortalecer o Ensino Médio por meio da oferta concomitante de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT); fomentar a qualidade dos Cursos Técnicos por intermédio da integração das redes de EPT do país às redes estaduais de Ensino Médio.


O Pronatec busca ainda promover a qualificação profissional voltada para a elevação da escolaridade e para a inserção no mundo do trabalho e estimular a aproximação, a cooperação e a troca de experiências entre as diferentes redes brasileiras de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).


Os cursos são ofertados no país por meio da parceria com o Sistema S e redes públicas. Até 2014, o Pronatec irá ofertar em todo o Brasil, oito milhões de vagas.

 
< Anterior   Próximo >

spacer

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS
Avenida Capitão Ene Garcez, nº 1696 – São Francisco – CEP: 69.305-136 - Boa Vista - RR

Tel: (95) 3621-3819
(ASCOM)
spacer