spacer
   BOA VISTA - RORAIMA - BRASIL  
 
 
                                                                               Quinta-Feira, 17 de Abril de 2014    
Coordenadora do Instituto Ayrton Senna realiza visita técnica em Roraima PDF Imprimir E-mail
A coordenadora do Instituto Ayrton Senna Silene Maria Ferreira estará em Roraima nesta terça-feira (30) para uma visita técnica a coordenação local dos projetos desenvolvidos em parceria com a instituição. Desde 2008, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos – SECD firmou uma parceria com o Instituto Ayrton Senna para o desenvolvimento de projetos educacionais.
 
http://www.educacao.rr.gov.br/images/FotosNoticias/Fotos2010/inst.%20ayrton%20senna2.jpg
Gestores Escolares participarão de reunião técnica com a coordenadora dos programas do Instituto Ayrton Senna

Pela parte da manhã, a coordenadora se reunirá com a equipe técnica da Secretaria de Educação e a tarde, será a vez dos gestores escolares. A visita de rotina é para verificar o andamento dos programas no Estado, repassar as principais orientações para o ano letivo de 2010, bem como tirar dúvidas e fazer esclarecimentos sobre as atividades desenvolvidas nos programas.

Os programas elaborados pelo Instituto Ayrton Senna foram adotados como políticas públicas na rede estadual de educação e aplicados nas escolas da capital e também do interior de Roraima. Em 2009 109 escolas (sendo 55 da capital e 54 do interior), foram contempladas com os programas. No total, 15.445 alunos foram beneficiados.

Os programas são compostos de idéias simples para solucionar problemas recorrentes no ensino, como evasão escolar, reprovação e déficit nos níveis de aprendizagem dos alunos. “A intenção é prevenir o baixo desempenho escolar e minimizar resultados negativos, valorizando a criação de novas ações de estímulo ao estudo e também à leitura e dessa forma, contribuir para melhorar os índices educacionais do nosso Estado”, disse a Secretária de Educação Ilma Xaud.

O acompanhamento por parte das equipes pedagógicas ocorre por meio de um software exclusivo criado para acompanhar de forma on-line o que ocorre nas escolas, que é o Sistema Instituto Ayrton Senna de Informações – SIASI. No total, são desenvolvidos no Estado, quatro projetos: Gestão Nota Dez, Circuito Campeão, Se Liga e Acelera.

Gestão Nota 10 e Circuito Campeão – os dois programas buscam o sucesso do aluno, mas tem atuações diferenciadas. O Gestão Nota 10 gerencia as unidades e escolas do ensino fundamental, trabalha com indicadores e metas gerenciais, capacitação dos profissionais em serviço e informação em tempo real, que permite a identificação dos principais entraves para o sucesso da aprendizagem no ensino fundamental.

O Circuito Campeão tem o foco no aluno. O objetivo é garantir o sucesso do estudante com gerenciamento da aprendizagem e resultados. O trabalho é voltado para o processo de ensino aprendizagem adotando avaliações sistemáticas, que introduzem políticas de alfabetização e de acompanhamento nas quatro primeiras séries do ensino fundamental.

Se Liga - é um programa emergencial e ajuda a corrigir o fluxo escolar ou seja, corrige a distorção idade-série do ensino fundamental porque combate o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar.

Acelera - trabalha com alunos das séries iniciais, fortalecendo o processo de alfabetização, especialmente as crianças que estudam na 4a série, que ainda têm grande dificuldade para dominar, por exemplo, a interpretação de textos.

Sobre o Instituto Ayrton Senna - desde 1994, o Instituto Ayrton Senna atua com o objetivo de desenvolver o potencial das novas gerações. Para isso desenvolve programas educacionais que já atenderam 9.473.209 crianças e jovens, em 25 estados brasileiros, com 468.209 educadores capacitados.

Os programas do Instituto foram criados com base nos pilares estabelecidos pela Unesco para desenvolver os potenciais da criança quando o assunto é educação: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.

Ascom/Secd

29.03.10

 
< Anterior   Próximo >

spacer

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS
Avenida Capitão Ene Garcez, nº 1696 – São Francisco – CEP: 69.305-136 - Boa Vista - RR

Tel: (95) 3621-3819
(ASCOM)
spacer