spacer
   BOA VISTA - RORAIMA - BRASIL  
 
 
                                                                               Domingo, 20 de Abril de 2014    
CAS promove curso de LIBRAS PDF Imprimir E-mail

A Linguagem Brasileira de Sinais ao alcance da comunidade.  A Secretaria de Estado da Educação por meio do Centro de Apoio às Pessoas com Surdez (CAS) vai promover no mês de agosto cursos básicos e avançados para os interessados em aprender a Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS.


São capacitações de 40 horas para iniciantes sem noções em LIBRAS, além de cursos básico e avançado com carga horária de 120h.  Cada turma dispõe de 20 vagas.

As inscrições são gratuitas, basta levar os documentos pessoais na sede do Centro de Apoio às Pessoas com Surdez - CAS, na Avenida Major Williams, no mesmo prédio em que funciona o Centro de Audiocomunicação.

Todas as atividades iniciam no dia 03 de agosto. O curso para iniciantes vai ser realizado até 14 de agosto, entre 14h e 18h no prédio do CAS. O básico será promovido no período de 03 de agosto a 14 de setembro das 18h às 22h, também no Centro. Já o curso avançado será ministrado no horário de 14h às 18h na Escola Dom José Nepote, bairro Pricumã do dia 03/08 a 14/09.

Só poderão se inscrever no curso básico de 120h, os alunos com certificado de participação na capacitação para iniciantes. Para cursar as atividades avançadas somente com a certificação básica. 

Será emitido um certificado a todos participantes que cumprirem a carga horária exigida pela coordenação. Outras turmas serão abertas a partir de 17 de agosto. Para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro também estão previstos cursos, mas somente para básico e avançado.

LIBRAS
A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) tem sua origem na Língua de Sinais Francesa.
As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional.

Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.

Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos. Nas línguas de sinais podem ser encontrados vários parâmetros que formarão os sinais, entre eles, Configuração das mãos: são formas das mãos que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita para os destros ou esquerda para os canhotos), ou pelas duas mãos.
Ponto de articulação: é o lugar onde incide a mão predominante configurada, ou seja, local onde é feito o sinal, podendo tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro e Movimento: Os sinais podem ter um movimento ou não. Por exemplo, os sinais PENSAR e EM PÉ não têm movimento; já os sinais EVITAR e TRABALHAR possuem movimento.
 
< Anterior   Próximo >

spacer

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS
Avenida Capitão Ene Garcez, nº 1696 – São Francisco – CEP: 69.305-136 - Boa Vista - RR

Tel: (95) 3621-3819
(ASCOM)
spacer